O Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da Internet 2014, é coorganizado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo GMCS – Gabinete para os Meios da Comunicação Social e pelo ISOC Portugal, que decorrerá no dia 4 de junho de 2014, em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, Centro Ciência Viva.
O Fórum para a Sociedade da Informação – Governação da Internet tem como objetivo principal promover a reflexão nacional multisetorial (multistakeholder) contribuindo para a discussão a nível mundial sobre as questões mais prementes relativas à Governação da Internet.
Os temas em discussão na sessão deste ano são: Mass Surveillance (Cibervigilância) e Privacidade, Direitos Fundamentais e Liberdade de Expressão na Internet, Neutralidade da Internet, Inclusão, Literacia e Acessibilidade digitais, Direitos de autor e Propriedade Intelectual, bem como a evolução da Governação da Internet nos próximos anos, na perspetiva da evolução tecnológica vs. evolução política.
A temática da Governação da Internet foi lançada e aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2001, no âmbito da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on Information Society) que se realizou, de forma inédita, em duas sessões, uma em Genebra, em 2003 (ao nível de Chefes de Estado ou do Governo), e outra em Tunes, em 2005 (ao nível ministerial).
Na sessão da Cimeira de 2005 foi aprovada a Agenda de Tunes que criou o Fórum da Governação da Internet (IGF – Internet Governance Forum), o qual se tem vindo a realizar a nível mundial, desde 2006, anualmente, sob a égide da ONU, com uma orientação explícita de envolver de forma aberta e em pé de igualdade os diferentes stakeholders na governação da Internet, e que inclui governos, organizações intergovernamentais, comunidades técnica e académica, empresas e sociedade civil.
Consultar o programa preliminar.
A participação neste evento é aberta a todos os interessados, requerendo apenas uma inscrição prévia até dia 3 de junho através do site: www.governacaodainternet.pt