O Ativar Portugal – Programa de Formação e Emprego tem como objetivo a criação de emprego qualificado, formação, certificação oficial e valorização de competências em tecnologias Microsoft. Desta forma, pretendemos reforçar a importância do setor das Tecnologias de Informação (TI) como motor de crescimento económico do País, e posicionar Portugal como um polo de inovação e competências europeu e mundial.
Formar e certificar 10 mil pessoas em tecnologia Microsoft até final de 2017 são as grandes metas do projeto, que conta com o apoio de mais de 150 Parceiros e disponibiliza já no arranque mais de 300 ofertas de emprego. Contamos até ao final do ano criar cerca de 2.000 novos empregos qualificados.
O Ativar Portugal surge como resposta às necessidades das empresas do setor em encontrarem profissionais com as competências necessárias e específicas deste mercado. Neste momento, há cerca de 5.000 ofertas de emprego por preencher no setor das TI, das quais cerca de 2.000 em tecnologia Microsoft.
Para além da oferta de formação e certificação Microsoft, o portal Ativar Portugal – www.activarportugal.pt - apresenta ainda a “janela de emprego”, o primeiro mercado de emprego dedicado à tecnologia Microsoft em Portugal. Aqui, Parceiros e Clientes da Microsoft podem anunciar as suas ofertas de emprego e encontrar profissionais que procurem novas oportunidades, possibilitando ainda aos profissionais do sector pesquisar ofertas e partilhar o seu Curriculum, tudo de forma simples e rápida num único Portal suportado na mais moderna tecnologia Microsoft Cloud Azure, com o apoio do nosso Parceiro Claranet / Echiron. No futuro, este mercado poderá ser aberto igualmente a outras tecnologias.
Microsoft Portugal assina Acordo de Cooperação com IEFP
Ainda no âmbito do Ativar Portugal, a Microsoft Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinam hoje um Acordo de Cooperação, através do qual este Instituto adere ao programa Microsoft IT Academy para promover o desenvolvimento de competências no âmbito da economia digital. O Ativar Portugal fará parte da oferta disponível nos 30 centros de emprego e formação profissional que compõem a rede do IEFP em todo o País, alargando assim de forma significativa a oportunidade de jovens e adultos poderem adquirirem ou aprofundar os seus conhecimentos em Tecnologias de Informação em qualquer região do país, e ainda obter formação qualificada e certificação reconhecida à escala mundial, ampliando assim as oportunidades de integração ou reinserção no mercado de trabalho.
As empresas parceiras
Foi a crença de que Portugal tem todas as condições para se transformar num polo de inovação e competência mundial e Europeu em TI, nomeadamente em TI Microsoft, que nos moveu a lançar o desafio aos nossos parceiros e em conjunto criarmos esta iniciativa. No arranque, o Ativar Portugal conta já com uma vasta rede de mais de 150 empresas parceiras, entre os quais estão a Actual Training, a Alphappl, a Claranet, a Galileu, a GFI, o IEFP, a Randstad e a Rumos como membros fundadores. Adicionalmente, destacamos a Accenture, a Agap2, Bee Engineering, GFI, Iten, KCS IT, Quidgest, Randstad e Unisys como os parceiros com maior número de oportunidades anunciadas.
Vamos ATIVAR PORTUGAL